A Luana Norce Escola de Dança através da curadoria do Mestre Cesar Lima do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, ex diretor e professor da escola do Teatro Bolshoi no Brasil, trabalha com a Metodologia Vaganova de Ballet Clássico que é considerada a mais completa do mundo.
Dentro desse método a escola desenvolveu 9 anos de estudo, onde o primeiro ano inicia com no mínimo 7 anos. A escola segue um cronograma fixo de aulas mensais que foi elaborado pela diretora Luana Norce sob a orientação do Mestre Cesar Lima. Do primeiro ao oitavo ano as alunas estudam e lapidam a técnica de passos já aprendidos e os novos. No nono e último ano é dedicado aos estágios e aulas para aperfeiçoamento para o exame final e entrega do certificado de conclusão do curso.
METODOLOGIA VAGANOVA
Em 1934 Agripina Vaganova publica a codificação do seu método de ensino de dança clássica. A partir desse momento o mundo tem acesso a um dos mais eficazes métodos de ensino desta arte que até então existiam. A escola russa de dança, sistematizada por Agripina Vaganova na década de 20 e codificada em 1934, é muito mais do que um método de ensino elaborado sobre fundamentos científicos rigorosos ou do que uma concepção estética e artística do balé clássico; é uma visão filosófica da arte de ensinar, da maneira de ministrar a aula e da forma de preparar artistas para quase todos os estilos de dança cênica.
Todos os métodos lançam mão dos recursos da decomposição dos movimentos para ensinar um estudante principiante. Isto é fundamental para a elaboração da técnica do balé “clássico”. Porém Vaganova chama atenção para os movimentos desde sua forma inicial até a forma acabada. Imprimindo-lhes clareza e ainda mais importante: Elucidando o sentido, dinâmica e funcionalidade de cada exercício para que este cumpra seu papel dentro do contexto que, posteriormente, será utilizado para a atuação do artista bailarino.
Cada etapa foi, claramente, composta para servir como sustentação à etapa seguinte, dando continuidade e acrescentando sua parcela na formação do todo. Esta progressão pedagógica e sem “queimar” etapas é o pilar mais forte na formação consciente e responsável do aluno. Somente a informação e a exigência da execução de cada movimento ensinado no tempo musical adequado e realizado na sua forma correta, formará um apoio suficientemente sólido para os exercícios e movimentos que o sucederão. Desta forma, paulatinamente, o aluno seguirá por um caminho seguramente eficaz durante sua formação acadêmica.