Nas aulas os alunos aprendem essas coreografias que são remontadas com as mesmas músicas e sequencias dos passos. As alunas podem iniciar os estudos a partir do 7º ano de Ballet Clássico. Os Ballet de Repertório contam uma história usando a dança, a música e a mímica. Foram montados e encenados durante o século XIX, e até hoje são remontados com as mesmas músicas e suas coreografias de origem, baseados no estilo da escola que vai apresentá-lo. Seguem tradicionalmente sua criação. No palco se apresentam os grandes bailarinos, o corpo de baile: normalmente as sequências de passos não podem ser mudadas.
METODOLOGIA VAGANOVA
Em 1934 Agripina Vaganova publica a codificação do seu método de ensino de dança clássica. A partir desse momento o mundo tem acesso a um dos mais eficazes métodos de ensino desta arte que até então existiam. A escola russa de dança, sistematizada por Agripina Vaganova na década de 20 e codificada em 1934, é muito mais do que um método de ensino elaborado sobre fundamentos científicos rigorosos ou do que uma concepção estética e artística do balé clássico; é uma visão filosófica da arte de ensinar, da maneira de ministrar a aula e da forma de preparar artistas para quase todos os estilos de dança cênica.
Todos os métodos lançam mão dos recursos da decomposição dos movimentos para ensinar um estudante principiante. Isto é fundamental para a elaboração da técnica do balé “clássico”. Porém Vaganova chama atenção para os movimentos desde sua forma inicial até a forma acabada. Imprimindo-lhes clareza e ainda mais importante: Elucidando o sentido, dinâmica e funcionalidade de cada exercício para que este cumpra seu papel dentro do contexto que, posteriormente, será utilizado para a atuação do artista bailarino.
Cada etapa foi, claramente, composta para servir como sustentação à etapa seguinte, dando continuidade e acrescentando sua parcela na formação do todo. Esta progressão pedagógica e sem “queimar” etapas é o pilar mais forte na formação consciente e responsável do aluno. Somente a informação e a exigência da execução de cada movimento ensinado no tempo musical adequado e realizado na sua forma correta, formará um apoio suficientemente sólido para os exercícios e movimentos que o sucederão. Desta forma, paulatinamente, o aluno seguirá por um caminho seguramente eficaz durante sua formação acadêmica.